6/11/2012 12:00 am

Governo paraguaio viola direitos humanos, denunciam organizações

Governo paraguaio viola direitos humanos, denunciam organizações

 

Organizações não governamentais do Paraguai denunciam que governo do presidente Federico Franco, que assumiu o poder após o golpe Parlamentar que destituiu Fernando Lugo, viola os direitos humanos. As entidades encaminharam à CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos) denúncias sobre casos de prisão arbitrária e perseguição política.

Também há queixas sobre a ausência de investigações a respeito da morte de um líder político na cidade de Puentesino, além de demissões por motivos políticos, assim como propostas de recuos nas áreas de saúde e educação e denúncias de intimidação a jornalistas.

As ONGs alegam que várias queixas vieram à tona após a destituição de Lugo. O presidente da CIDH, José de Jesús Orozco, recebeu representantes das organizações que detalharam suas denúncias. Participaram da reunião Rose Marie Antoine e María Claudia Pulido, da área de direitos humanos no Paraguai.

 

Os representantes das organizações pediram que a CIDH defina medidas que levem à contenção dos casos de violação dos direitos humanos e restaurem o Estado de Direito das instituições democráticas no país. O representante da OEA vai se reunir com o presidente paraguaio, Federico Franco, e autoridades públicas. Integrantes do governo negam irregularidades.

 

Com Agência Brasil

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=198287&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br