24/10/2012 12:00 am

Governo paraguaio faz acordo com universitários em greve

O governo paraguaio cedeu, nesta terça-feira (23), perante a solidez da greve nacional universitária e aceitou liberar os recursos retidos do orçamento da Universidade Nacional de Assunção (UNA), em troca do fim da paralisação.

A greve agregou 12 faculdades da casa de estudos e provocou a interrupção das assistências diárias para cerca de 1.200 pacientes do Hospital das Clínicas, devido a falta de entrada e as dívidas com os provedores, assim como ações nas ruas dos grevistas. Durante boa parte do dia o Executivo resistiu em ceder aos pedidos e o presidente Federico Franco acusou a direção universitária de ter motivações políticas para sua atitude.

Posteriormente e após várias propostas e contrapropostas, concordou com a devolução de 72% dos recortes feitos no orçamento deste ano, diminuição justificada pelo Ministério da Fazendo como a grave crise financeira que o país enfrenta.

O mandatário se comprometeu a emitir um decreto autorizando a reintegração mencionada e qualificou de um gesto de boa vontade por parte da Universidade o reinicio das trabalhos, finalizando assim uma grave que incluiu 41 mil professores, trabalhadores e estudantes.

Fonte: Prensa Latina