9/02/2011 12:00 am

GOVERNO ELOGIA ELEIÇÕES NO SUDÃO E APOIA DIVISÃO DO TERRITÓRIO EM DOIS

GOVERNO ELOGIA ELEIÇÕES NO SUDÃO E APOIA DIVISÃO DO TERRITÓRIO EM DOIS

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil 

Brasília – O governo do Brasil apoiou o resultado das eleições no Sudão que levará à divisão do país em dois territórios – a parte Sul se tornará independente. Por decisão da maioria dos 98,83% dos eleitores que votaram janeiro deste ano, um decreto confirmará o desejo dos sudaneses. 

O processo de transição começa em 9 de julho. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores elogiou o processo eleitoral no Sudão.

“O governo brasileiro saúda o povo do Sudão pelo ambiente pacífico e a forma transparente com que foi conduzido o referendo e cumprimenta as autoridades do Norte e do Sul por sua disposição para o entendimento e o diálogo”, diz a nota. “O governo brasileiro registrou com satisfação a conclusão do processo de realização do referendo sobre o Sul do Sudão.”

O texto acrescenta que “o governo brasileiro manifesta seu apoio para que as partes, no mais breve prazo possível e dentro da mesma atmosfera de cooperação que marcou a realização do referendo, alcancem acordo sobre questões ainda pendentes”. 
  
Pelos resultados divulgados no último dia 7, apenas 1,17% dos 98,83% dos votos válidos foram contrários à divisão do país em dois territórios. O referendo, que ocorreu em janeiro, foi parte de um acordo de paz firmado em 2005. 

Por esse acordo, foi encerrado um longo período de guerra civil entre o Norte sudanês – dominado por muçulmanos – e o Sul – onde a liderança é dos cristãos e de outras religiões. Porém, o acordo vence em julho e põe em discussão também os recursos oriundos da comercialização do petróleo e minérios. 

Edição: Graça Adjuto

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3184690

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br