7/01/2011 12:00 am

GOVERNO DO ESTADO CORTA RECURSOS PARA A SAÚDE DE 49 MUNICÍPIOS

GOVERNO DO ESTADO CORTA RECURSOS PARA A SAÚDE DE 49 MUNICÍPIOS

Comissão se reúne secretamente para cortar recursos de municípios carentes do MA

O município de Carolina tem sido seguidas vezes prejudicado financeiramente pelo Governo do Maranhão. Logo que Roseana Sarney assumiu o governo do Estado por decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF), além do sequestro de R$ 6 milhões, que estavam em contas específicas da Prefeitura Municipal, destinados a obras de recuperação de estradas vicinais, pavimentação de vias públicas e aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal de Carolina, por duas vezes em menos de um ano a Secretaria de Estado da Saúde cortou recursos destinados ao setor.

Segundo o secretario municipal de Saúde Joaquim Dias Leal a secretaria estadual realizou cortes severos nos recursos destinados a Carolina. “O primeiro corte foi realizado em julho de 2010 e o segundo no último mês de novembro”, afirmou Joaquim Leal.

Reunião secreta – O secretário apresentou uma cópia da edição de cinco de novembro do Diário Oficial do Maranhão onde está publicada a Resolução Nº 138/2010, da Comissão Integrante Bipartite (CIB), do dia 30 de agosto, na qual sem convidar os secretários municipais para a reunião, a comissão resolveu cortar recursos do atendimento ambulatorial e internações de 49 municípios para ajudar a crise instalada nos municípios de São Luís, Caxias e Imperatriz.

A CIB é controlada pelas decisões políticas do governo do estado, que coloca como membros pessoas de sua confiança.

“49 municípios são prejudicados para resolver o problema causado por gestão incompetente de apenas três cidades. Isso é um absurdo”, diz o secretário.

A data da resolução da CIB e da absurda decisão da Secretaria de Saúde coincide com o escândalo das mortes de crianças por falta de leitos em UTI em Imperatriz, quando a Justiça Federal obrigou o governo do estado a resolver urgentemente a situação. Os políticos locais, por incompetência ou por falta de humanidade, resolveram cortar recursos que atenderiam 49 municípios.

FONTE: http://maranhaonews.com/estado/estado/54-estado/1303-governo-do-estado-corta-recursos-para-a-saude-de-49-municipios.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br