8/11/2010 12:00 am

GOVERNO AMPLIA ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL EM SEIS ESTADOS

GOVERNO AMPLIA ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL EM SEIS ESTADOS

Os municípios de Florianópolis (SC), Tubarão (SC), Goiana (PE), Teresina (PI), Ubaitaba (BA), Borba (AM) e Ceará Mirim (RN) receberão recursos federais para ampliar o tratamento às pessoas com transtornos mentais e dependentes de álcool e outras drogas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). 

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5), a Portaria 3.353 do Ministério da Saúde autoriza o repasse anual de R$ 2,4 milhões do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos estaduais de saúde. Com a habilitação desses centros, o País passa a contar com 1.571 unidades em funcionamento.

O estado de Santa Catarina contará com dois novos Caps, sendo mais um em Florianópolis e outro em Tubarão. Como estabelece a legislação, os centros são administrados pelos municípios com apoio financeiro do ministério. 

Os centros integram a rede de atenção em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) voltada ao cuidado, a reabilitação e a reinserção social das pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas. O trabalho é focado nos pacientes, nos familiares e na comunidade, em uma complexa rede de serviços e em conjunto com outras políticas sociais, de renda, educação e saúde. 

As equipes que atuam nos Caps são formadas por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais. Toda a estrutura física é adequada para acolher os pacientes, desenvolver atividades coletivas e individuais, realizar oficinas terapêuticas e outras atividades necessárias para cada projeto terapêutico individual. 

 

Fonte: 
Ministério da Saúde

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/05/governo-amplia-atendimento-na-area-de-saude-mental-em-seis-estados

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br