Os municípios de Florianópolis (SC), Tubarão (SC), Goiana (PE), Teresina (PI), Ubaitaba (BA), Borba (AM) e Ceará Mirim (RN) receberão recursos federais para ampliar o tratamento às pessoas com transtornos mentais e dependentes de álcool e outras drogas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5), a Portaria 3.353 do Ministério da Saúde autoriza o repasse anual de R$ 2,4 milhões do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos estaduais de saúde. Com a habilitação desses centros, o País passa a contar com 1.571 unidades em funcionamento.
O estado de Santa Catarina contará com dois novos Caps, sendo mais um em Florianópolis e outro em Tubarão. Como estabelece a legislação, os centros são administrados pelos municípios com apoio financeiro do ministério.
Os centros integram a rede de atenção em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) voltada ao cuidado, a reabilitação e a reinserção social das pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas. O trabalho é focado nos pacientes, nos familiares e na comunidade, em uma complexa rede de serviços e em conjunto com outras políticas sociais, de renda, educação e saúde.
As equipes que atuam nos Caps são formadas por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e outros profissionais. Toda a estrutura física é adequada para acolher os pacientes, desenvolver atividades coletivas e individuais, realizar oficinas terapêuticas e outras atividades necessárias para cada projeto terapêutico individual.
Fonte:
Ministério da Saúde