7/01/2011 12:00 am

GOVERNADORA ROSEANA SARNEY ENTREGOU APENAS UMA DAS OITO UPAS AUTORIZADAS PELO GOVERNO FEDERAL

GOVERNADORA ROSEANA SARNEY ENTREGOU APENAS UMA DAS OITO UPAS AUTORIZADAS PELO GOVERNO FEDERAL

O Ministério da Saúde autorizou, em 2009, a construção de 250 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todo o país. Ao todo, o governo federal liberou R$ 558,2 milhões para as obras e os equipamentos dos serviços.

Para o Maranhão, foram autorizadas a liberação de recursos para a construção de oitos UPAs, dentre as quais em São Luís e no interior do Estado. Entretanto, a governadora Roseana Sarney entregou pronta somente a UPA do Anjo da Guarda, na área Itaqui Bacanga, ocorrida no dia 22 de junho do ano passado.

As Unidades de Pronto Atendimento do Parque Vitória e da Vila Luizão, em São Luís, e dos municípios de Coroatá, Codó, Imperatriz, Timon e São João dos Patos não foram concluídas pelo governo do Estado.

Tal como os 72 hospitais do programa ‘Saúde é Vida, a governadora Roseana também não conseguiu cumprir a meta estabelecida no início do ano e entregar a tempo as Unidades de Pronto Atendimento.

As UPAs integram a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e oferecem atendimento de emergência de baixa e média complexidade 24 horas por dia.

Além das 250 UPAs liberadas pelo MS em 2009, a pasta repassou, em 2008, recursos para a construção de 58 UPAs em 19 estados e Distrito Federal. No caso dessas unidades, a verba foi repassada por meio de um convênio da Caixa Econômica Federal. O Maranhão foi contemplada com uma.

Fonte : Blog do John Cutrim

FONTE: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/governadora-roseana-sarney-entregou-apenas-uma-das-oito-upas-autorizadas-pelo-governo-federal-8863.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br