11/11/2010 12:00 am

GESTOR FAZ BALANÇO SOBRE A EDUCAÇÃO NO ESTADO

GESTOR FAZ BALANÇO SOBRE A EDUCAÇÃO NO ESTADO

Waldirene Oliveira
Agência Assembleia

“Desafios e Perspectivas para a Educação do Maranhão” foi o tema central da explanação feita pelo secretário estadual de Educação, Anselmo Raposo, em sessão especial realizada nesta terça-feira (9) na Assembleia Legislativa. O encontro proposto pelo deputado Alberto Franco (PMDB) contou com a participação de diversos parlamentares e de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Anselmo Raposo fez um breve relato sobre as ações desenvolvidas pelo governo Roseana Sarney na área da Educação e de avanços conquistados no setor, como a informatização do processo de matrícula na rede estadual de ensino e os bons índices de aproveitamento dos alunos das escolas estaduais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em seguida, ele falou dos projetos de construção de Centros de Formação de Educadores nos municípios de São Luís, Açailândia, Codó, Imperatriz e Pinheiro, e de uma Escola Verde em São José de Ribamar; de implantação do ensino médio em tempo integral, a começar pelo prédio do antigo Colégio Maristas; da criação do Instituto Público de Idiomas e da implantação do programa Estudos Complementares Diferenciados.

Os Centros de Formação de Educadores terão o objetivo de qualificar os docentes com atividades de formação continuada, culturais e pedagógicas. Neles serão atendidos dirigentes e professores da rede pública de ensino.

Para iniciar a implantação do ensino médio em tempo integral, será feita uma adaptação em parte do prédio do antigo Maristas, para que nele funcionem 18 salas de aula, quatro laboratórios, uma biblioteca, o Instituto Público de Idiomas, piscina, ginásio poliesportivo e campo de futebol.

Ainda segundo informou o secretário, o programa Estudos Complementares Diferenciados garantiria a presença de formandos de cursos de licenciatura nas unidades de ensino da rede estadual, no contraturno do horário normal de aula, para aprofundar os conhecimentos dos estudantes da rede estadual em Língua Portuguesa e Matemática. “Para tanto, vamos buscar parcerias com as universidades”, adiantou Anselmo Raposo.

Ao final da explanação do secretário, Alberto Franco justificou a proposta de realização da sessão especial, defendendo que o governo do estado dê continuidade às ações em desenvolvimento, afirmando que elas darão novos rumos à educação do Maranhão. “Nossa intenção foi possibilitar que o secretário mostrasse à Assembleia, à imprensa e à sociedade o que está sendo feito pela educação do Maranhão”, finalizou.

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/11/10/gestor-faz-balanco-sobre-a-educacao-no-estado-137308.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br