4/11/2011 12:00 am

G20 prepara-se para controlar bónus e aumentar a regulação da finança

Projecto de declaração dos chefes de Estado e de Governo

G20 prepara-se para controlar bónus e aumentar a regulação da finança

04.11.2011 – 12:39 Por AFP, PÚBLICO

 

O G20, que reúne os países com as maiores economias do planeta, comprometeu-se a controlar “continuadamente” os bónus distribuídos pelos bancos, apontando as “lacunas” no respeito pelas normas internacionais, segundo o projecto de declaração final, a que a AFP teve acesso.

“Convidamos o Conselho de Estabilidade Financeira [FSB, na sigla em inglês] a empreender um processo de controlo continuado das práticas de remuneração e a tornar públicos os seus resultados, insistindo sobre as lacunas e os obstáculos que impedem a aplicação total dessas normas”, lê-se no projecto do texto que deverá ser publicado no final da cimeira, hoje à tarde.

Esta instituição deve publicar ainda hoje “uma primeira lista de estabelecimentos financeiros de importância sistémica mundial”, isto é, aqueles cuja falência pode abalar todo o sistema financeiro internacional.

Por outro lado, os 20 países confirmam o seu empenho em regular até final do próximo ano os produtos financeiros derivados, que são acusados de alimentar a especulação nos mercados.

“Todos os contratos de produtos derivados transaccionados fora do mercado regulamentado deverão passar a ser negociados em plataformas electrónicas de negociação, segundo os caos, e compensados por contrapartes centrais o mais tardar até final de 2012”, lê-se no projecto de documento.

É ainda pedida uma avaliação do “funcionamento” dos mercados de Credit Default Swaps (ou CDS, que são seguros contra o incumprimento do reembolso de empréstimos obrigacionistas), que são por seu lado acusados de favorecer a especulação contra a dívida dos Estados.

Ficou também decidida uma “reforma” do próprio FSB, com o objectivo de “melhorar a sua capacidade de coordenação e controlo do nosso programa de regulação financeira”, escrevem os chefes de Estado e de Governo.

FONTE: http://economia.publico.pt/Noticia/g20-preparase-para-controlar-bonus-aumentar-a-regulacao-da-financa-1519547

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br