3/08/2010 12:00 am

FUNDACENTRO PROMOVE EVENTOS SOBRE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL

FUNDACENTRO PROMOVE EVENTOS SOBRE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL 

Piracicaba, Campinas e São Paulo sediam debates sobre aspectos dos diagnósticos das doenças profissionais e suas repercussões nos contextos familiar, social e no ambiente de trabalho dos pacientes

 

Brasília, 03/08/2010 – A questão da reabilitação profissional e a incapacidade para o trabalho estão na pauta de discussões da Fundacentro, nos próximos dias 16, 17, 18 e 19 de agosto. A institição promove uma série de eventos sobre o tema, em Piracicaba, Campinas e na cidade de São Paulo. O evento é dirigido a pessoas envolvidas com a temática da Segurança e Saúde no Trabalho e as inscrições devem ser realizadas no site da Fundacentro.

As ações darão continuidade ao debate que a instituição vem promovendo deste 2007 sobre a questão, e apresentarão aspectos dos diagnósticos das doenças profissionais e suas repercussões nos contextos familiar, social e no ambiente de trabalho dos pacientes. O treinamento contará com a participação do professor da Universidade de Toronto, no Canadá, e criador do Modelo de Sherbrooke de reabilitação profissional, Patrick Loisel, entre outros especialistas no assunto.

Organizadora dos eventos, a pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno, ressalta a importância da visibilidade do tema, a prevenção das incapacidades em diferentes níveis.

“A promoção da saúde e a prevenção de incapacidades abrangem as mudanças das condições de trabalho, o diagnóstico precoce das doenças, bem como as mudanças precoces dos fatores agravantes de doenças que possam gerar incapacidade temporária ou permanente”, observa.

Maeno destaca ainda, como fator de promoção da saúde e prevenção da incapacidade profissional, o devido preparo e estruturação dos órgãos ligados à Saúde, ao Trabalho e à Previdência Social, os quais deverão atuar conjuntamente, “com critérios semelhantes e compatíveis com a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores”, ressalta.

Reabilitação profissional no Brasil – Ainda de acordo com Maeno, desde 1967, a obrigatoriedade legal da reabilitação profissional no Brasil está tradicionalmente vinculada ao Sistema Previdenciário, como assim ocorre em grande parte dos países ocidentais.

Palestrantes – Além de Patrick Loisel – professor da Universidade de Toronto, Canadá e criador do Modelo de Sherbrooke de reabilitação profissional, participarão dos debates: Kátia Costa-Black, PHD em Engenharia Industrial e  pesquisadora pós-doc  da Universidade de Toronto; Tania Mariza Martins Silva, representante da Diretoria de Saúde do Trabalhador do INSS(BSB), Rita de Cássia F. A. Senhoras, técnica em Reabilitação Profissional da Superintendência Regional do INSS em São Paulo e Mara Alice Conti Takahashi, socióloga e Doutora em Saúde Coletiva do CEREST/Piracicaba e co-autora do Dossiê Temático.

Programação:

Dia 16 de agosto (Piracicaba)

Tema: Instrumentos do Modelo Sherbooke e Prevenção da Incapacidade permanente para o Trabalho

Local: Prefeitura de Piracibaba, Rua Antônio Correa Barbosa, 2233 – Chácara Nazaré

Abertura – 9h

Treinamento – Instrumentos do Modelo de Sherbook – 9:45h às 17h

Patrick Loisel e Kátia Costa-Black

Dia 17 de agosto (Piracicaba)

Treinamento – Instrumentos do Modelo de Sherbooke, mesmo local – 9:45h às 17h

Palestrantes: Patrick Loisel e Kátia Costa-Black

Dia 18 de agosto (Campinas)

Tema: Paradigmas da Reabilitação Profissional do Século XXI

Local: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, Rua Delfino Cintra, 63 – Centro

Abertura: 9h

Conferência – 9:45 às 12:30h

Palestrantes: Patrick Loisel e Kátia Costa-Black

Oficina de discussão Situação da Reabilitação Profissional em Campinas – 13:30 às 18:30h

Palestrantes: Representantes dos Cerestes regionais e da Gerência do INSS em Campinas

Dia 19 de agosto (São Paulo)

Lançamento do Dossiê Temático da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional: Incapacidade, Reabilitação Profissional e Saúde do Trabalhador

Local: Auditório da Fundacentro em São Paulo, Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros

Abertura: 9h

Mesa Redonda – 9:30h às 12:30h

Palestrantes: Patrick Loisel, Tânia Mariza Martins Silva, Rita de Cássia F.A. Senhoras e Mara Alice Conti

Mediadora: Mina Kato

Assessoria de Imprensa da Fundacentro/MTE

FONTE: http://www.mte.gov.br/sgcnoticia.asp?IdConteudoNoticia=7308&PalavraChave=seguran%E7a%20e%20sa%FAde

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br