4/06/2012 12:00 am

Funcionários da Cetesb estão em greve desde a meia noite

Funcionários da Cetesb estão em greve desde a meia noite

DE SÃO PAULO

Os funcionários da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) estão em greve desde a 0h desta segunda-feira. Segundo o Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo), cerca de 70% dos funcionários aderiram à greve, mas os serviços básicos à população não foram prejudicados.

A agência ambiental opera em regime de plantão, e os serviços essenciais, como o monitoramento da qualidade do ar, não foram interrompidos.

A Cetesb propôs 4,15% de reajuste, baseado no índice IPC-Fipe; o sindicato pede que o indicador utilizado seja o ICV-Dieese (5,49%), mais um aumento real de 5%. Fontes envolvidas nas negociações dizem que um aumento de 6,17% pode encerram a paralisação.

Está marcada uma assembleia do sindicato para esta terça-feira, às 9h, na sede da empresa. Caso uma nova proposta não seja apresentada pelo governo, uma audiência de conciliação está marcada para às 15h na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em São Paulo.

Além do aumento, os funcionários pedem garantia no emprego a todos os funcionários –a Cetesb oferece estabilidade a apenas 90%– e melhoria na participação nos resultados. No acordo anterior, a estabilidade negociada foi de 95% do empregados.

“Estamos tentando negociar para chegar a uma proposta intermediária, diz o presidente do Sintaema, Rene Vicente, que diz aguardar uma nova proposta oficial da Cetesb. “Nosso objetivo agora é igualar o aumento dado aos funcionários da Sabesp, do Metrô e da CPTM, que tiveram aumentos reais de salário. Pela importância da Cetesb, merecemos um olhar mais carinhoso do governo”.

Procurada, a Cetesb, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que as negociações com o sindicato continuam, e que uma nova proposta deve ser apresentada antes da assembleia desta terça.

A companhia tem dois mil trabalhadores. Subordinada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a companhia é responsável pelo licenciamento e fiscalização ambientais no Estado.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1100100-funcionarios-da-cetesb-estao-em-greve-desde-a-meia-noite.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br