16/12/2010 12:00 am

FUNC ASSINA PARCERIA PARA A SALVAGUARDA DO TAMBOR DE CRIOULA

FUNC ASSINA PARCERIA PARA A SALVAGUARDA DO TAMBOR DE CRIOULA

A Fundação Municipal de Cultura (Func) esteve presente na solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica e de instalação oficial do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula.  O evento aconteceu no dia 13 de dezembro, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, e contou com a presença de representantes dos grupos de tambor de crioula.

 

Dentre as atribuições comuns a todos que assinaram o documento, destacam-se a colaboração na implementação integral do Plano de Salvaguarda, bem como na captação de recursos e parcerias para a iniciativa. Estão previstos, ainda, a promoção e valorização do tambor de crioula por meio de projetos de divulgação, fortalecimento, reprodução e transmissão de saberes relativos a esse bem cultural; o apoio ao processo de auto-organização das agremiações e grupos de tambor de crioula; e a colaboração no desenvolvimento de pesquisas, mapeamento, cadastramento, inventário e documentação da manifestação popular.

 

O Termo de Cooperação Técnica terá vigência de quatro anos, podendo ser prorrogado por mais um se houver interesse das instituições e entidades participantes.

 

O Termo de Cooperação Técnica, que define as atribuições de cada partícipe do acordo selado para a salvaguarda do tambor de crioula, foi assinado pela superintendente do Iphan/MA, Kátia Bogéa; pelo secretário de Estado da Cultura, Luiz Henrique Bulcão; pelo presidente da Func, Euclides Barbosa Moreira Neto; pela presidente da Comissão Maranhense de Folclore, Lenir Oliveira; pelo presidente da Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Estado do Maranhão, Paulo Sérgio Pinto; pelo presidente do Conselho Cultural do Tambor de Crioula do Maranhão, Ubaldo Martins; e pelo presidente da Associação Cultural de Tambor de Crioula do Estado do Maranhão, Paulo Bertholdo.

 

Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula Após a assinatura do Termo, foi instalado oficialmente o Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, que já vem atuando desde 2008. O órgão é um colegiado autônomo de instituições e entidades que atuam com o tambor de crioula no Maranhão, criado com a finalidade de planejar e coordenar as ações de Salvaguarda da manifestação. Entre os integrantes do Comitê, a Func está representada pela assessora técnica em assuntos culturais, Lenir Oliveira.

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2826

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br