França e Alemanha informaram hoje a Comissão Europeia da sua decisão de impedir a entrada da Bulgária e da Roménia no Espaço Schengen, anunciou um porta-voz da comissão.
A comissária europeia encarregada da Segurança, Cecília Malmström, recebeu hoje uma carta assinada pelos ministros francês e alemão do Interior, Brice Hortefeux e de Thomas Maizière, dizendo que consideram “prematuro” autorizar a entrada da Bulgária e da Roménia no Espaço Schengen em Março de 2011, declarou o seu porta-voz, Michele Cercone.
Os dois ministros ressaltaram as deficiências que os dois países têm demonstrado no âmbito da luta contra a corrupção e da luta contra o crime organizado.
“A comissão europeia não tem poder de decisão na matéria”, disse o porta-voz. “A decisão deve ser tomada por unanimidade pelos Estados membros”, acrescentou.
Peritos dos Estados membros visitaram a Roménia e a Bulgária, apresentando um relatório em Janeiro para os Governos tomaram uma decisão.
“A comissão não realizou um parecer sobre este relatório”, indicou.
A posição da França e da Alemanha significa que a unanimidade não será alcançada entre os Estados-membros da União Europeia e que a entrada da Bulgária e da Roménia no Espaço Schengen será adiada.