18/04/2011 12:00 am

FRANÇA BLOQUEIA COMBOIOS DE ITÁLIA PARA TENTAR TRAVAR IMIGRAÇÃO

Por Cláudia Carvalho

A França bloqueou temporariamente a entrada de comboios provenientes de Itália, através da localidade de Mentone, na fronteira entre os dois países. O objectivo é impedir a entrada de imigrantes.

A decisão francesa surge um dia depois de a imprensa italiana noticiar que alguns dos imigrantes tunisinos, com permissão do Governo de Roma para residirem temporariamente na União Europeia, estavam a atravessar a fronteira para a França.

A concessão destas permissões de residência temporárias aos tunisinos foi a única forma encontrada pela Itália para dar resposta ao grande fluxo migratório vindo do Norte de África desde que começaram as revoltas no início deste ano. Medida que alguns países membros, como a França e a Alemanha, não receberam com bom grado. 

O governo francês criticou a decisão italiana, defendendo que a permissão de residência temporária não é suficiente para aceitar a entrada dos imigrantes no seu país. Ter passaporte e recursos financeiros para se conseguirem sustentar é fulcral.

Nesse sentido, a França iniciou o bloqueio aos comboios italianos, passando a fronteira apenas quem reunir estes critérios, caso contrário são rejeitados e enviados para a Itália. 

O ministro do Interior italiano, Roberto Maroni, exige que a situação seja resolvida com a maior brevidade possível, afirmando numa entrevista ao canal de televisão “SkyTg24” que a livre circulação tem que ser dada a todos aqueles que possuem uma permissão temporária, como é o caso dos tunisinos.

“Nós demos aos imigrantes os documentos necessários para viajar e tudo o que precisassem, e a Comissão Europeia reconheceu a medida. Estamos a seguir as regras do espaço Schengen”, disse o ministro italiano, exigindo o fim do bloqueio.

A França justificou-se e garante que é apenas uma medida temporária para “assegurar a ordem pública”.

 

FONTE: http://www.publico.pt/Mundo/franca-bloqueia-comboios-de-italia-para-tentar-travar-imigracao_1490209

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br