16/12/2010 12:00 am

FRACASSO EM REUNIÃO DE TRABALHADORES E EMPRESAS AÉREAS PODE LEVAR À GREVE NO NATAL

FRACASSO EM REUNIÃO DE TRABALHADORES E EMPRESAS AÉREAS PODE LEVAR À GREVE NO NATAL

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Fracassou a reunião de hoje (15) entre aeroviários, aeronautas e empresas aéreas. Segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, não houve qualquer avanço na proposta patronal, frente aos pedidos dos trabalhadores, o que aponta para uma greve nacional marcada para o próximo dia 23, antevéspera do Natal.

“As empresas estão jogando no confronto. É preciso deixar claro que os trabalhadores vão para a greve dia 23 não por vontade de parar, mas por causa do radicalismo na mesa por parte da bancada patronal”, afirmou Selma.

A sindicalista ressaltou que as empresas aéreas estão passando por um ótimo momento financeiro, impulsionado pelo grande número de passageiros. “Estão vivendo um céu de brigadeiro e não querem dividir nada de ganho real com os trabalhadores. Que fique claro: eles estão nos empurrando para a greve”.

Na reunião de hoje, os aeroviários – funcionários que trabalham em terra – chegaram a reduzir a reivindicação de aumento salarial de 15% para 13%, mas as empresas mantiveram apenas a oferta de repor a inflação do período pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculada em 6,08%.

Segundo a assessoria do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), o índice inclusive já está sendo incorporado nos salários de dezembro e também no décimo terceiro salário. O Snea argumenta que as empresas estão sem capacidade de oferecer melhor proposta pois obtiveram apenas lucro operacional este ano.

A assessoria das empresas disse que não está trabalhando com a hipótese de greve, mas que se isso ocorrer os maiores prejudicados serão os passageiros.

 

Edição: Rivadavia Severo

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=1122672

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br