21/06/2012 12:00 am

Fórum de Conselhos de Saúde reúne representantes de 15 estados em São Luís

Fórum de Conselhos de Saúde reúne representantes de 15 estados em São Luís

Conselheiros de Saúde de 15 Estados estão participando, na Real Promoções e Eventos, do VI Fórum de Conselhos de Saúde Estaduais e Municipais das capitais Norte e Nordeste. O encontro, promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), teve início nesta quinta-feira (21) e surgiu da necessidade de fortalecer o controle social do Norte e Nordeste, frente ao objetivo de contribuir com um SUS de qualidade e condizente com a realidade e demandas das regiões. O encontro prossegue até sábado (23).

O subsecretário de Estado da Saúde (SES), José Márcio Leite – que esteve representando o titular da pasta, Ricardo Murad – disse que o evento é importante porque vai unir representantes de 15 estados e centenas de municípios na busca do fortalecimento de um dos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS). “As regiões Norte e Nordeste são os que recebem a menor renda per capta do país e precisamos nos unir para que os recursos sejam repassados igualmente para todas as regiões”.

O encontro reúne conselheiros, secretarias executivas e convidados das capitais e dos conselhos estaduais das regiões Norte e Nordeste para tratar dos temas: “Financiamento e Gestão Pública” e “O Papel do Controle Social na Política Pública de Saúde”. Dentre os debates organizados para o tema Financiamento e Gestão Pública, estão “O papel dos conselhos na implantação da Lei Complementar nº 141/12”, “Autonomia Financeira dos Conselhos de Saúde” e a questão da privatização e precarização do trabalho na saúde.

O vice-presidente do CES, Américo Araújo, disse que a partir deste encontro, as regiões Norte e Nordeste deixarão passaram a lutar para reverter o quadro de descriminação. “Agradecemos o emprenho da SES e a presença de todos e temos a certeza que sairemos deste encontro com propostas concretas para buscar a equiparação dos recursos do Norte e Nordeste com as outras regiões do país”. 

No encontro estão representantes dos Conselhos de Saúde de São Luís, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Paraíba. Neirson José de Almeida Neto, vice-presidente do CES do Tocantins e representante da Região Norte, disse que a expectativa é aprender e contribuir no sentido de que os conselhos sejam reconhecidos nos seus papéis de colaboradores para a melhoria da saúde.

Representante dos Movimentos Populares de Saúde do Ceará e da delegação Nordeste, Joaquim José Gomes Nunes, disse que o encontro que está sendo realizado no Maranhão será um marco. “Até o quinto encontro eram apenas dois dias e uma vez por ano. Sentimos a necessidade de discutir com maior profundidade os problemas e agora teremos três dias de encontro e duas vezes ao ano”.

http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/06/21/interna_urbano,117673/forum-de-conselhos-de-saude-reune-representantes-de-15-estados-em-sao-luis.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br