9/02/2012 12:00 am

FMI avalia novo empréstimo para Grécia, que tem 'de fazer mais'

FMI avalia novo empréstimo para Grécia, que tem ‘de fazer mais’

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

O FMI (Fundo Monetário Internacional) recebeu positivamente o acordo entre os partidos gregos e avaliou ser possível abrir um novo programa de empréstimos ao país europeu, mas ressalvou que Atenas deve “fazer mais” para solucionar seus problemas financeiros.

“É crucial que haja um amplo apoio político para o programa, que é o motivo pelo qual nós do FMI, com nossos sócios da Europa, tomamos todo esse tempo para discutir com os dirigentes políticos da Grécia as medidas de um eventual programa”, comentou o porta-voz do FMI, Gerry Rice, acrescentando que o país “tem que fazer mais” em termos de medidas orçamentárias e econômicas.

“Estamos convencidos de que é necessária uma reforma do mercado de trabalho e ajustes de salários para que sejam favoráveis à produtividade”, declarou ainda.

“A questão de como [fazê-lo], todavia, ainda está em discussão”, acrescentou o porta-voz.

O governo grego anunciou nesta quinta-feira “um acordo geral sobre o conteúdo do novo plano” de austeridade requisitado para a Grécia em troca da ajuda internacional.

No entanto, o porta-voz do Fundo foi evasivo a respeito da participação financeira do organismo no empréstimo.

Em Bruxelas, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, também comemorou os “sinais animadores” provenientes da Grécia. Ela deve participar da reunião de ministros de Finanças da zona do euro na cidade belga.

“Os sinais são animadores, mas ainda resta muito por fazer”, disse Lagarde, questionada pelo acordo em torno do pacote de medidas na Grécia.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1046319-fmi-avalia-novo-emprestimo-para-grecia-que-tem-de-fazer-mais.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br