18/05/2012 12:00 am

Fitch piora avaliação sobre risco de cinco bancos gregos

Fitch piora avaliação sobre risco de cinco bancos gregos

DA FRANCE PRESSE, EM NOVA YORK
DE SÃO PAULO

A agência de classificação financeira Fitch Ratings reduziu a nota da dívida de cinco bancos gregos, de “B-” para “CCC”, segundo um comunicado emitido um dia depois de a agência cortar a nota da dívida soberana do país.

Essas “notas” qualificam o risco de um país ou empresa deixar de pagar seus compromissos financeiros.

Pela metodologia da Fitch, a nota “CCC” está apenas quatro níveis acima da pior classificação possível (a “D”), atribuída quando o emissor dos papéis (no caso, os títulos) suspende seus pagamentos (o “default”).

“A Fitch Ratings reduziu as notas de longo prazo de Banco Nacional da Grécia, Efg Eurobank Ergasias, Alpha Bank, Piraeus Bank e Banco Agrícola da Grécia, de ‘B-‘ para ‘CCC’, além das notas de curto prazo dos mesmos de ‘B’ para ‘C'”, disse o comunicado.

“No caso de as novas eleições gerais de 17 de junho não gerarem um governo que continue com o programa [de resgate] da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional) de austeridade fiscal e de reformas estruturais, a saída da Grécia [da zona do euro] é provável e isso pode ser seguido de uma retirada do apoio internacional aos bancos gregos”, disse a Fitch.

“A saída da Grécia da zona do euro provavelmente resultaria em um default generalizado do setor privado assim como de suas obrigações soberanas em euro”, disse.

A Fitch rebaixou a nota da dívida de longo prazo em divisas e em euros da Grécia de “B-” para “CCC”, alegando um “risco crescente” de que o país abandone a zona do euro.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1092310-fitch-piora-avaliacao-sobre-risco-de-cinco-bancos-gregos.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br