4/02/2011 12:00 am

FIRMADA PARCERIA PARA INSTALAÇÃO DO PLANO DE IGUALDADE RACIAL EM VIANA

FIRMADA PARCERIA PARA INSTALAÇÃO DO PLANO DE IGUALDADE RACIAL EM VIANA

O município de Viana, distante 252 km da capital, é a 23ª cidade maranhense a firmar parceria com Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seir) para implantação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A parceria foi definida nesta quarta-feira (2), durante visita da secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, à Câmara Municipal, onde foi exposto aos vereadores, representantes do prefeito e de entidades e à secretária municipal da pasta, Zulmira de Jesus Santos Mendonça, os objetivos do programa.

Claudett Ribeiro esclareceu que a execução do Plano Municipal de Igualdade Racial vai garantir os direitos da população negra, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, mediante ações envolvendo políticas públicas e articulação com os Movimentos Sociais, ONGs e empresas.

A secretária-adjunta da Seir, Benigna Almeida, explicou que a participação governamental, nas esferas federal, estadual e municipal, das organizações sindicais e empresariais, dos movimentos negro e de mulheres tem como objetivos a erradicação da pobreza, promoção do trabalho decente e da igualdade de gênero e raça. “É importante que seja identificada a necessidade do município”, esclareceu.

O presidente da Câmara de vereadores, João Geraldo Rocha Coelho (PV), os vereadores Frank Ribeiro (DEM), Ismael Abreu (PV), Silvio Guimarães (PRB) e o chefe de Gabinete, Manuel Soeiro, que representou o prefeito Rivalmar Luis Gonçalves Moraes (PV), garantiram que viabilizarão com a Prefeitura o atendimento das demandas necessárias para implantação do Plano.

Bloco Afro

Outra questão abordada, na parceria, foi a organização de um bloco afro no município para se apresentar neste Carnaval. A gestora de Articulação Institucional, Josanira Santos da Luz, disse que para organizar a manifestação em Viana é necessário a mobilização da comunidade afro e a instalação de uma comissão organizadora para identificar os ritmos afros existentes na comunidade. “Este levantamento fortalecerá a cultura afro em Viana e a história de vida destas pessoas”, disse.

 

Também estiveram presentes à reunião, o assessor da Câmara de Vereadores, Wellington Trindade; a assessora da Seir de Viana, Suziane Oliveira Machado e a representante dos umbandistas, Maria José Silva Medeiros. Para análise da elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, técnicos das secretarias e demais integrantes se reunirão no dia 24 deste mês, em Viana.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=14096


CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br