1/06/2012 12:00 am

Festival Cinema Ceará discute lutas sociais na América Latina

Festival Cinema Ceará discute lutas sociais na América Latina

DA EFE

A 22ª edição do festival ibero-americano Cinema Ceará, que inicia na noite desta sexta-feira (1º), tem como temática as lutas sociais na América Latina e abre com o filme “Violeta se fue a los cielos” (“Violeta foi aos céus”, em livre tradução) do diretor chileno Andrés Wood.

O longa-metragem, protagonizado pela atriz Francisca Gavilán, é um relato da biografia de Violeta Parra, um dos ícones da música popular chilena.

O filme, escolhido para representar o Chile na última edição do Oscar, recebeu o Grande Prêmio Internacional do Júri no Festival de Sundance (EUA) e foi nomeado como melhor filme ibero-americano no prêmio Goya, concedido a cada ano pela academia do cinema espanhol.

O festival, realizado em Fortaleza (CE), terá um concurso de curtas brasileiros e uma mostra competitiva ibero-americana de nove filmes. Além da produção de Wood, terá obras do Brasil, Argentina, Guatemala, México, Equador e Espanha.

No evento, também ocorrerá um ciclo dedicado às lutas sociais na América Latina, com seis documentários do Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, México e Uruguai, produzidos entre 1993 e 2011.

O festival de cinema, que neste ano homenageará o ator Marco Nanini e a produtora Lucy Barreto, será encerrado na próxima sexta com a entrega de prêmios. O ganhador na categoria de melhor longa-metragem ganhará US$ 10 mil.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1099113-festival-cinema-ceara-discute-lutas-sociais-na-america-latina.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br