4/02/2011 12:00 am

FAZ HOJE 50 ANOS QUE TEVE INICIO A GUERRA COLONIAL EM ANGOLA

FAZ HOJE 50 ANOS QUE TEVE INICIO A GUERRA COLONIAL EM ANGOLA

Faz hoje, dia 4/2/2011, 50 anos que teve inicio a Guerra Colonial em Angola. O resultado desta tão injusta como absurda e estupida Guerra foi, entre muitas outras inúmeras tragédias, o seguinte: 8.259 jovens combatentes portugueses mortos durante os cerca de 13 anos que durou a guerra nas tres frentes (Angola Guiné e Moçambique) e que só terminaria em 1974 graças ao 25 de Abril!

EFEMÉRIDE

Faz hoje, dia 4/2/2011, 50 anos que teve inicio a Guerra Colonial em Angola.

O resultado desta tão injusta como absurda e estupida Guerra foi, entre muitas outras inúmeras tragédias, o seguinte:

* 8.259 jovens combatentes portugueses mortos durante os cerca de 13 anos que durou a guerra nas tres frentes (Angola Guiné e Moçambique) e que só terminaria em 1974 graças ao 25 de Abril! 

* mais de 66 mil civis africanos mortos durante este mesmo período. 

* E quantos milhares de combatentes africanos mortos??? Infelizmente não há dados estatisticos seguros, mas seguramente foram muitas dezenas de milhares! 

Porque há uma tendencia para o “branqueamento da história”, e porque se os que, como eu, por por lá passaram e sobreviveram não insistirem em que ela existiu e deixou traumas profundos na sociedade portuguesa, com dezenas de milhares de famílias destroçadas, então como dizia um meu camarada de armas Açoreano, antigo Alferes miliciano combatente, de nome Carlos Tomé no seu livro intitulado “Morreremos Amanhã”, “morreremos todos, mesmo os que já estão mortos, pelo esquecimento a que nos querem votar.”

Pessoalmente, enquanto Furriel Miliciano de “Operações Especias” ( vulgo RANGERS), em comissão no norte de Angola, (MUCONDO-Região dos Dembos-Nambuangongo) de Maio de 1973 a Janeiro de 1975, os felizmente poucos problemas fisicos que tive, já estao debelados, mas os traumas psicológicos…esses apenas morrerão comigo!

Vale a pena pensar nisto!

Armando Dias

 

FONTE: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=190097&mostra=2&seccao=carta-ao-director&titulo=Carta-ao-Director-%0AFaz-hoje-50-anos-q

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br