7/07/2010 12:00 am

FAO LANÇA PETIÇÃO CONTRA FOME EM BRASÍLIA

FAO LANÇA PETIÇÃO CONTRA FOME EM BRASÍLIA
7 de julho de 2010

Da Página da FAO

Mais de 120 conselheiros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e 30 conselheiros de países da América Latina, entre eles Bolívia, Colômbia, El Salvador, Guatemala e Nicarágua e representantes do governo brasileiro participaram da abertura campanha, no Brasil, sobre o projeto 1billionhungry, liderado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O assessor técnico do escritório regional da FAO para América Latina e Caribe, Rodrigo Castañeda, apresentou a campanha em Brasília. Durante a apresentação, Castañeda falou sobre a importância do projeto para o mundo. “Precisamos acabar com a fome que atinge milhões de pessoas no mundo, necessitamos fazer alguma coisa para dar um basta à fome”.

Um dos destaques apresentado foi o vídeo promocional estrelado pelo ator britânico Jeremy Irons onde ele interpreta um personagem baseado na famosa cena do filme Rede de Intrigas (Network) no qual Peter Finch, que ganhou um Oscar por esse papel, diz que está mad as hell (furioso).

Após o vídeo, Castañeda convidou aos participantes para que em pé e juntos todos apitassem contra a fome. Foi um apitaço geral no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília. Os parceiros ficaram furiosos e fizeram um apitaço de quase cinco minutos. Além disso, foram assinadas petições para acabar com a fome.

As pessoas se comprometeram em fazer parte da campanha e repetir o apitaço em seus estados e países. O presidente do Consea, Renato S. Maluf, se comprometeu em dar mais apoio ao projeto 1Billionhungry da FAO.

Campanha

A FAO lançou no dia 11 de maio, em Roma, uma petição on-line pedindo que as pessoas fiquem furiosas com o fato de que cerca de um bilhão de pessoas no mundo viva com fome.

O projeto 1billionhungry, usa imagens e mensagens fortes para chamar atenção ao problema e pedir um basta à fome. Um apito amarelo funciona como símbolo da campanha, encorajando as pessoas a apitar contra a fome.

Uma petição global online pede os governos a fazer da erradicação da fome sua principal prioridade.

A FAO espera que essa petição se espalhe pelos sítios web de mídias sociais como Twitter, YouTube e Facebook que já conta com mais de 10 mil amigos.

Apoio internacional

O atleta olímpico norte-americano Carl Lewis e o jogador de futebol francês Patrick Vieira estão entre as personalidades dos mundos esportivo e artístico que participaram do lançamento do projeto 1billionhungry.

A Associação das Ligas de Futebol Profissional Européias apresentou um vídeo com jogadores de futebol expressando sua fúria e também promoverá este ano uma “Rodada contra a fome”.

Os músicos Anggun, Dee Dee Bridgewater, Dionne Warwick, Fanny Lu, Mory Kanté Noa e Chucho Valdés doaram músicas para a campanha.

O projeto 1billionhungry tem o apoio de diversas organizações da sociedade civil, entre elas, a Associação Mundial de Bandeirantes, e um numero crescente de ONG´s promoverão a campanha através de suas redes.

Como participar

O projeto “1billionhungry” procura chegar às pessoas de maneiras diferentes. Uma série de materiais estão disponíveis para aumentar a divulgação e recolher assinaturas para a petição, como os banners e vídeos na Web para apoiar a campanha.

FONTE: http://www.mst.org.br/node/10226

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br