11/07/2012 12:00 am

Evo atende movimentos sociais e nacionaliza mineradora

Evo atende movimentos sociais e nacionaliza mineradora

 

O presidente da Bolívia, Evo Morales, decidiu nesta terça-feira (10) à noite anular uma concessão da mineradora canadense South American Silver, na segunda nacionalização feita em um mês a pedido dos movimentos sociais.

Grupos indígenas que exigiam a saída da South American Silver (SAS) do projeto da mina Mallku Khota — de prata, índio e gálio — levaram o presidente a tomar a decisão após protestos que deixaram um morto e dezenas de feridos.

 

“Estes recursos naturais são do Estado, portanto do povo boliviano, por isso o governo nacional deve realizar a exploração e extração com a participação dos cidadãos dessa zona, isso acordamos”, fundamentou o chefe de Estado.

 

Evo lamentou ainda o enfrentamento entre grupos de militantes, uns a favor das atividades mineradoras da empresa canadense, e considerou que essa confrontação foi ocasionada por essa empresa transnacional.

 

Três semanas antes, Morales decretou a reversão para domínio estatal da mina de estanho e zinco Colquiri, explorada pelo grupo suíço Glencore, acalmando uma dura disputa entre mineradores assalariados e cooperativistas pelo controle da reserva que havia sido privatizada na década passada.

 

 

Com informações da Reuters e da ABI

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=188200&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br