12/01/2011 12:00 am

EUROPA PREPARA PACOTE DE CEM MIL MILHÕES PARA PORTUGAL

EUROPA PREPARA PACOTE DE CEM MIL MILHÕES PARA PORTUGAL

A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) da União Europeia estão a preparar um pacote de cem mil milhões de euros de ajuda a Portugal, segundo o Financial Timesalemão.

Aquele pacote teria a forma de garantias de crédito, segundo o mesmo jornal, citado pela rádio TSF, e está já a ser montado para se o país quiser recorrer rapidamente ao FEEF e ao FMI, no caso de o leilão de dívida pública de hoje correr mal.

Esta notícia surge depois de informações divulgadas por outros jornais, incluindo o PÚBLICO, que na edição de ontem dava conta de que essa ajuda estava a ser preparada, em segredo.

Para tentar contrariar os rumores, o Governo anunciou ontem que o défice orçamental vai ficar abaixo dos 7,3 por cento previstos, anúncio que conseguiu corrigir ligeiramente a progressão dos juros da dívida.

O Estado português, através do IGCP, faz hoje uma emissão de dívida pública a quatro e a dez anos, pretendendo obter entre 750 e 1250 milhões de euros, numa semana em que vários outros países europeus pretendem também recorrer aos mercados, o que pode ajudar a dificultar a venda de obrigações do Tesouro nacionais.

Por outro lado, o maior banco da Escandinávia, o Nordea, dá como certa a intervenção do Fundo Europeu de do FMI em Portugal, dizendo mesmo que ela deverá ocorrer entre 30 de Janeiro e 4 de Fevereiro, depois das eleições presidenciais mas antes da tomada de posse do novo Presidente.

O banco, citado também pela rádio TSF, considera os actuais juros dos títulos da dívida portuguesa como incomportáveis para o país.

O banco analisou uma série de indicadores económicos e financeiros portugueses nas últimas semanas e comparou-os com números idênticos relativos à Grécia e à Irlanda, antes de aqueles dois países terem recebido a ajuda europeia. A conclusão é a de que Portugal estava, no início desta semana, na mesma situação em que a Grécia e a Irlanda estavam 16 a 25 dias antes de terem aceitado a ajuda europeia.

 

FONTE: http://economia.publico.pt/Noticia/europa-prepara-pacote-de-cem-mil-milhoes-para-portugal_1474831

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br