28/10/2010 12:00 am

EUA E ALIADOS PREPARAM NOVA OFERTA DE ACORDO NUCLEAR COM IRÃ, AFIRMA JORNAL

EUA E ALIADOS PREPARAM NOVA OFERTA DE ACORDO NUCLEAR COM IRÃ, AFIRMA JORNAL

 DA REUTERS

Os EUA e seus aliados europeus estão preparando uma nova oferta de conversações com o Irã sobre seu programa nuclear, mas irão apresentar condições para a troca de combustível nuclear que serão mais duras do que as rejeitadas pelo país no ano passado, segundo o jornal “New York Times”.

O diário citou como fonte um alto funcionário do governo americano, segundo o qual os EUA e seus aliados estão “muito próximos de chegar a um acordo” sobre a posição que apresentarão ao Irã nas negociações que se espera sejam realizadas no mês que vem, em Viena (Áustria).

O Irã recebeu bem a proposta de conversações, na qual as potências ocidentais esperam chegar a um entendimento para deter o processo de enriquecimento de urânio no país e abri-lo a visitas dos inspetores da AIEA (agência nuclear da ONU), em troca de benefícios. Mas o país ainda não confirmou oficialmente sua presença.

Segundo o “Times”, a nova oferta implicaria o envio pelo Irã de mais de 2.000 kg de urânio de baixo enriquecimento para fora do país. Isso representaria um aumento de mais de dois terços em relação à proposta anterior, apresentada um ano atrás.

ACORDO

A proposta de acordo para envio de urânio iraniano pouco enriquecido para o exterior em troca de material para o reator médico de Teerã foi apresentada pelas potências nucleares há cerca de um ano. À época, o regime iraniano discordou dos termos do acordo e o rejeitou, dando início neste ano à produção do urânio enriquecido a 20% –próprio para uso medicinal.

Em maio último, foi a vez de o Irã, após mediação de Brasil e Turquia, apresentar o acordo, com modificações. Mas os EUA e seus aliados recusaram a proposta e patrocinaram a aprovação, em junho, de uma nova rodada de sanções contra Teerã no Conselho de Segurança da ONU.

Desde então, autoridades dos dois lados vêm dando mostras de disposição para voltar ao diálogo, e neste mês a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, sugeriu o meio de novembro como data para a retomada das negociações. O Irã já afirmou que aceita. As novas conversas, no entanto, ainda não foram formalizadas.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/821565-eua-e-aliados-preparam-nova-oferta-de-acordo-nuclear-com-ira-afirma-jornal.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br