3/12/2010 12:00 am

ESTUDO APONTA PARA DIMINUIÇÃO DOS CONFLITOS INTERNACIONAIS

ESTUDO APONTA PARA DIMINUIÇÃO DOS CONFLITOS INTERNACIONAIS

 Somália está entre os cinco países onde ocorrem os mais graves conflitos, envolvendo insurgentes islamitas.

O número de conflitos internacionais está a diminuir, de uma média de seis por ano na década 50, para apenas um nos dias de hoje, refere o relatório de um novo estudo sobre segurança a ser publicado pela Universidade britânica de Oxford.

Durante uma apresentação preliminar do estudo, esta quinta-feira na ONU, foi revelado que os cinco conflitos que mais causam mortes são os que decorrem no Iraque, Afeganistão, Paquistão e Somália, envolvendo insurgentes islamitas.

Equipa do Estudo

Entretanto, segundo o professor Andrew Mack, que dirigiu a equipa do estudo, o apoio aos insurgentes islâmicos está a diminuir entre os muçulmanos, desde há uma década.

O académico explicou que a maioria dos muçulmanos não concorda tanto com a ideologia extremista que orienta tais grupos, como com as políticas de repressão.

Andrew Mack refere haver oposição à relação que se tem estabelecido entre a maioria dos assassinatos cometidos pela al-Qaeda e outras organizações similares aos muçulmanos.

O estudo sublinha que apesar de haver uma redução nos conflitos globais, houve um aumento para o dobro dos conflitos entre comunidades e de outros que não envolvem governos.

Rádio ONU

 

FONTE: http://noticias.sapo.cv/info/artigo/1110573.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br