25/11/2010 12:00 am

ESTUDANTES OCUPAM TORRE DE PISA PARA PROTESTAR CONTRA REFORMA UNIVERSITÁRIA

ESTUDANTES OCUPAM TORRE DE PISA PARA PROTESTAR CONTRA REFORMA UNIVERSITÁRIA

France Presse

Pisa, Itália, 25 Nov 2010 (AFP) -Dezenas de estudantes ocuparam nesta quinta-feira a famosa torre inclinada de Pisa, na Toscana, centro da Itália, para protestar contra a reforma universitária prevista pelo governo de Silvio Berlusconi.

Os estudantes abriram uma faixa no penúltimo andar da torre com a frase “Não à reforma.

Em outras cidades italianas, milhares de estudantes saíram às ruas pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a reforma do ensino superior prevista pelo governo de direita.

Em Florença foram registrados confrontos e vários estudantes ficaram feridos. Em Roma nenhum incidente foi anunciado.

Confrontado pela crise econômica, o governo italiano adotou várias leis em dois anos de mandato que terão como efeito o corte de nove bilhões de euros e de 130.000 postos de trabalho na educação nacional, entre 2009 e 2013.

A reforma universitária prevê a fusão dos centros menores, o acesso aos conselhos de administração de especialistas de fora do mundo acadêmico e a redução do mandato dos reitores.

Os críticos afirmam que o objetivo principal é a economia, como por exemplo com a não renovação dos contratos fixos de milhares de pesquisadores.

A reforma universitária deve ser votada em 30 de novembro pela Câmara dos Deputados. O documento pode voltar ao Senado para uma terceira e última votação, caso o texto adotado pela Câmara seja diferente do votado há alguns meses pelos senadores.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/estudantes-ocupam-torre-de-pisa-para-protestar-contra-reforma-universitaria.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br