11/06/2010 12:00 am

ESTUDANTES FAZEM CAMINHADA PELA PAZ NAS ESCOLAS

Segundo estimativa da Polícia Militar, mais de dois mil alunos da rede estadual de ensino participaram nesta quinta-feira (10) de uma caminhada pela paz nas escolas. O projeto é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Grande Oriente do Maranhão (GOB-MA) e Polícia Militar. O objetivo é realizar uma série de atividades e medidas para a conscientização da paz dentro das escolas.

Com o tema “Educação pela Paz nas Escolas”, os estudantes e representantes das instituições começaram o cortejo pela Praça João Lisboa em direção à Praça Deodoro, no centro de São Luís.

Para o secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, a caminhada serve de alerta e conscientização para os jovens e o projeto é um instrumento de paz. “Nem sempre os alunos sofrem violência só na escola, mas isso pode refletir lá. A idéia é preparar não apenas um aluno de paz, mas um cidadão modificado”, conclui.

Uma das bandeiras levantadas nessa iniciativa foi o combate ao bullying, ação de violência física ou psicológica, praticada, normalmente, dentro das salas de aula. Fernanda Vieira, do Colégio Odylo Costa Filho, no Anil, disse que nunca sofreu de bullying, mas não é por isso que ela vai cruzar os braços. “Não posso deixar que isso se torne comum na escola, amanhã um amigo meu pode sofrer desse mal. Eu faço a minha parte e espero que todos contribuam para acabar de vez com a violência”, afirma.

A professora do CEM (Centro de Ensino Médio) do Anjo da Guarda, Delcimar Matias, disse que a ação vai ajudar a combater questões como mau comportamento e indisciplina, além da violência. “É um projeto mais amplo do que se imagina. Tudo para dar fim ao que não é correto nas escolas. Uma iniciativa que, a partir de agora, vai ser seguida pelo colégio. Vamos realizar várias palestras para alertar os nossos alunos”, enfatizou. Ao longo da caminhada diversos cartazes que mostravam mensagens de paz, amor e educação. Combinação que, segundo essa multidão de alunos, pode fazer um mundo melhor.

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=9761