14/11/2012 12:00 am

Estudantes e comunidade do Maiobão realizam a 13ª Caminhada pela Paz

Alunos e professores das redes particular e pública de ensino, e comunidade em geral, percorreram na manhã desta quarta-feira (14), as principais avenidas do bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, em mais uma edição da Caminhada da Paz pela Paz.

Assim como acontece há treze anos, os participantes da Caminhada da Paz se vestiram de branco, indumentárias folclóricas, representações do meio ambiente e cartazes em mãos para falar sobre o tema escolhido para este ano: “O Equilíbrio da Vida Planetária”, que fez um alerta sobre as ameaças sofridas pelo planeta e a humanidade como todo.

De acordo com a professora Ivone Sobreiro, idealizadora e coordenadora da XIII Caminhada, é nesse tempo de incerteza e conflitos, que é preciso, através da educação, desenvolver uma cultura de paz ao longo prazo que considere os contextos históricos, políticos, econômicos, social e cultural de cada ser humano. Segundo a educadora, é necessário aprendê-la, desenvolvê-la e colocá-la em prática no dia a dia familiar, regional ou nacional.

“Precisamos lutar por reformas sociais e econômicas que conduzam ao progresso e que sejam amparadas por princípios éticos que possibilitem uma nova consciência.”, completou a coordenadora do evento.

A caminhada da Paz pela Paz é um projeto social do Centro Educacional São Francisco de Assis e Jardim de Infância Corujinha (CEFRAN), que por meio de atos sociais e de inclusão como esse, demonstra a sua preocupação em desenvolver um trabalho educativo que venha despertar nos alunos uma consciência moral mais aguçada; que demonstre as preocupações voltadas ao respeito à comunidade de vida, integridade ecológica, justiça social e econômica, confirmando o compromisso na construção de uma sociedade global, mais justa, sustentável e pacífica. A cada ano recebe a adesão das demais escolas do município.