20/09/2012 12:00 am

Estudantes chilenos protestam contra gastos militares no país

Um grupo de estudantes chilenos denunciou nesta quinta-feira (20) que as despesas militares do país consomem uma boa parte do Produto Interno Bruto (PIB), o que vai a detrimento dos fundos para educação.

Os jovens, do ensino universitário e secundário, chegaram até o Parque O’Higgins, onde acontecia um desfile em honra às Glórias do Exército, na cerimônia foram exibidos sofisticados meios, como os caça-bombardeiro F-16 de fabricação estadunidense.

“Menos repressão policial e mais educação”, “Excessiva despesa militar no Chile”, diziam alguns dos cartazes que os jovens levaram e foram rodeados pela  polícia de Carabineros. Segundo os organizadores do protesto dez manifestantes foram detidos.

Na parada militar pelo dia do Exército desfilaram mais de nove mil efetivos dos diferentes tipos de forças armadas na presença do presidente Sebastián Piñera e de sua comitiva.

Fonte: Prensa Latina