10/05/2012 12:00 am

Espanha nacionaliza quarto maior banco do país

Espanha nacionaliza quarto maior banco do país

 

O governo da Espanha decidiu nesta quarta (9) estatizar o Banco Financiero y de Ahorros, e com isso controlará 45% do Bankia, quarta maior entidade financeira do país por ativos, e disponibilizará capital para sanear o grupo, informou o Ministério da Economia. O Bankia, possui cerca de 10 milhões de clientes e mais de 400 mil acionistas.

 

A pasta dirigida por Luis de Guindos impulsionará as negociações para transformar em ações o empréstimo de 4,465 bilhões de euros que o país concedeu ao grupo no final de 2008.

 

Como resultado desta conversão, o Estado, mediante o Frob (Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária) será titular indireto de 45% do capital do Bankia, e terá seu controle.

 

O Ministério da Economia considera que a conversão da ajuda do Estado se faz necessária porque vê como “improvável, em vista da situação da entidade e de seu grupo”, que possa devolver em cinco anos o dinheiro recebido.

 

Portanto, com esta consideração, cabe ao Estado requerer que a ajuda se transforme em uma participação que, neste caso, representa a nacionalização do grupo e a tomada do controle do Bankia.

 

Com Efe

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=182852&id_secao=9

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br