3/03/2011 12:00 am

ESPANHA EMITE DÍVIDA DE MÉDIO PRAZO COM JUROS A SUBIR

ESPANHA EMITE DÍVIDA DE MÉDIO PRAZO COM JUROS A SUBIR

Por Paulo Miguel Madeira

A Espanha vendeu hoje 3800 milhões de euros de dívida pública a três e cinco anos com as taxas de juro a subirem face às operações precedentes e um pouco abaixo do objectivo máximo de 4000 milhões que tinha estipulado.

A obrigação a três anos (que vence em 2014) pagou uma taxa média de 3,592 por cento, mais 10,4 por cento do que os 3,254 por cento pagos há precisamente um mês, pelos 1146 milhões obtidos pelo Estado espanhol. Por seu lado, o leilão a cinco anos pagou um juro médio de 4,389 por cento, mais 7,8 por cento do que a 3 de Fevereiro.

Na emissão a cinco anos, foram colocados 2652 milhões, mas a taxa foi no entanto um pouco inferior (3,4 por cento abaixo) aos 4,542 por cento pagos na emissão inicial destas obrigações, a 13 de Janeiro.

A procura foi mais do dobro da oferta, num contexto em que os juros da dívida espanhola têm estabilizado a um nível substancialmente inferior aos da portuguesa, se bem que elevado.

A Reuters considerou que a emissão de hoje ajuda a Espanha a “erguer-se do desânimo que envolve a periferia da zona euro. Um analista da Monument Securities citado pela agência diz mesmo que esta operação “tende a reforçar” que tem havido uma “dissociação nítida” entre Espanha e Portugal, particularmente nas últimas semanas. Mas isto não é claro.

O facto de os juros pagos pelos espanhóis hoje terem subido significativamente face à emissão precedente, enquanto na emissão portuguesa realizada ontem a tendência foi mais de estabilização, não é um sinal positivo.

O diário espanhol El País considera mesmo que os sinais que têm sido lançados pelos analistas sobre a iminência de um resgate a Portugal “estão a afectar a capacidade de financiamento de Espanha”. Este jornal atribui, na sua página electrónica, a “culpa” pelo aumento dos juros pagos hoje pela Espanha “ao aumento das dúvidas sobre o país vizinho”, que no “caso de cair faz supor uma complicação a mais para a economia espanhola”.

 

FONTE: http://economia.publico.pt/Noticia/espanha-emite-divida-de-medio-prazo-com-juros-a-subir_1483076

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br