3/02/2011 12:00 am

ESCOLAS DEVEM INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS NO EDUCACENSO

ESCOLAS DEVEM INFORMAR A SITUAÇÃO DOS ALUNOS NO EDUCACENSO

Todas as 15.652 escolas de educação básica das redes públicas e particulares do Maranhão deverão informar até o dia 11 de março, por meio do Sistema Educacenso do Ministério da Educação (MEC), o movimento e o rendimento de cada um de seus alunos no final do ano letivo de 2010. O sistema foi aberto na terça-feira (1º) e o lançamento dos dados deverá ser feito no módulo “Situação do Aluno”.

A unidade de ensino deve informar se o estudante foi aprovado ou não em 2010, se foi transferido ou se abandonou os estudos. De acordo com a superintendente de Estatística da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Graça Leda, as unidades de ensino têm que informar com precisão os dados, pois o rendimento dos alunos é um dos itens de peso para definir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), juntamente com a Provinha Brasil.

Graça Leda alertou que os diretores das escolas deverão alterar suas senhas de acesso ao Sistema Educacenso por uma questão de segurança. Ela informou, ainda, que a Seduc capacitou todos os gestores escolares de São Luís, esclarecendo as dúvidas sobre o sistema e que, no interior do estado, dois diretores de cada município e dois gestores das Unidades Regionais de Educação também foram capacitados e, posteriormente, atuaram como multiplicadores nas escolas municipais, particulares e estaduais de suas cidades.

Censo Escolar

O Censo Escolar da Educação Básica coleta dados tomando como referência a última quarta-feira do mês de maio de cada ano. Em 2011, os dados serão divulgados na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 14 de março. Desse dia até 31 do mesmo mês, o sistema será reaberto para que as escolas procedam às necessárias retificações. A divulgação final está prevista para o dia 12 de abril.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=14088

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br