31/03/2011 12:00 am

ESCOLA MUNICIPAL ENSINA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

A Unidade de Ensino Básico (UEB) Monsenhor Frederico Chaves, fundada em 1996 e localizada no bairro São Francisco, mantém os seus 1.436 alunos em atividades que incluem consciência ambiental, como o projeto SOS Terra, levado pelos alunos e professores às ruas do bairro em recente caminhada promovendo e incentivando os cuidados com o meio ambiente.

 

A escola, que atende alunos da 1ª etapa e 1º ciclo até o 9º ano e também a Educação de Jovens e Adultos – EJA, funciona nos três turnos e passa, atualmente, por manutenção que inclui retelhamento total, capina, adequação do forro, manutenção das janelas e finalização da reforma da quadra.

 

Segundo o diretor da UEB, Marco Aurélio Silva, a reforma está acontecendo há mais de uma semana e em etapas por causa das fortes chuvas. Ele acrescentou que o calendário escolar está em curso e que nenhum aluno retornou para casa por conta da reforma, acrescentando que ainda neste sábado (02) todo o telhado será trocado.

 

“Nossos alunos estão estudando normalmente. Não houve necessidade de remanejamento, pois não há forro com risco de cair, apenas uma sala de aula está com avarias e nós já isolamos a área. A Secretaria Municipal de Educação já providenciou, através de empresa especializada, a imediata troca do forro”, disse Marco Aurélio Silva.

 

Os projetos pedagógicos desenvolvidos pelos professores da UEB Monsenhor Frederico Chaves, como o SOS Terra que é uma atividade dos Amigos da Escola, e Cultura de Paz, também são capitaneados pelo macro programa Mais Educação, que atualmente está em 47 UEBs da rede municipal, o que contempla 16.078 alunos e aproximadamente 300 monitores. As oficinas oferecidas para os alunos são de futsal, judô, dança, banda e fanfarra.

 

Mais EducaçãoO programa “Mais Educação” é uma iniciativa do Governo Federal que tem por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem, por meio da ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública, mediante oferta de educação básica em tempo integral.

 

Por meio do referido programa são desenvolvidas atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, prática de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, dentre outras.

 

Além de ser um espaço de aprendizagem, a UEB Monsenhor Frederico Chaves oferta à comunidade local o espaço físico para que sejam realizadas oficinas de ética, comportamento e ensino religioso coordenados pela Igreja Católica. 

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3151

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br