3/08/2012 12:00 am

Equador aceita convite do Mercosul e quer adesão

Equador aceita convite do Mercosul e quer adesão

 

O Equador aceitou o convite do Mercosul e tomou a decisão política de analisar a entrada no bloco, revelou o embaixador do país no Brasil, Horácio Sevilla.

 

“O Equador disse sim ao convite do Mercosul, mas não é fácil para o Equador. São várias as questões técnicas a resolver primeiro”, diz o embaixador equatoriano no Brasil, Horacio Sevilla Borja.

 

O país terá que resolver algumas questões, como encontrar uma maneira de compatibilizar a participação do país na CAN (Comunidade Andina das Nações) e no novo grupo. O Equador acaba de assumir a presidência temporária da CAN, da qual fazem parte Colômbia, Peru e Bolívia.

 

O bloco andino não tem impedido seus países-membros de negociar individualmente acordos comerciais – como faz o Mercosul. Os sócios da CAN, porém, utilizam código aduaneiro próprio, o Nandina, e os integrantes do Mercosul compartilham a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

 

A adoção da NCM pela Venezuela é um dos passos para a adesão plena do país caribenho ao Mercosul, selada na terça, em Brasília.

 

Com Folha de S.Paulo

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=190283&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br