16/11/2010 12:00 am

EPEDEMIA DE CÓLERA CONDUZ À VIOLÊNCIA NO HAITI

EPEDEMIA DE CÓLERA CONDUZ À VIOLÊNCIA NO HAITI

Confrontos eclodiram ontem no Haiti onde manifestantes atacaram os “capacetes azuis”,  acusados como estando na origem da epidemia de cólera que devasta actualmente o país.

A missão de estabilização das Nações Unidas no Haiti foi obrigada a desmentir os rumores generalizados, segundo os quais a doença foi introduzida na ilha pelos “capacetes azuis” do Nepal.

A missão da ONU afirmou que a violência em Cap Haician, segunda cidade desta ilha das Caraíbas situada na costa norte, tinha sido provocada por agitadores políticos que tentam desestabilizar o país, antes das eleições presidenciais e legislativas de 28 de Novembro próximo.

A epidemia do cólera que eclodiu em Outubro no centro do país, após as chuvas diluvianas, fez mais de 900 mortos e já ganhou a capital, Port-au-Prince, onde vivem em condições precárias milhares de sobreviventes do terramoto de 12 de Janeiro passado.

Especialistas norte-americanos,  do centro de controlo e prevenção de doenças estimam que a bactéria responsável pela epidemia no Haiti está ligada a uma célula da Ásia do Sul, mas não isolaram a fonte da doença nem designaram os capacetes azuis nepaleses, como estando na origem do surto.

FONTE: http://www.tvm.co.mz/index.php?option=com_content&task=view&id=7095&Itemid=30

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br