DE RIBEIRÃO PRETO
As entidades que organizam a campanha “20 vereadores bastam para Ribeirão Preto” reuniram até agora 31.099 assinaturas nas ruas da cidade (313 km de São Paulo).
O volume necessário de assinaturas para a tramitação de um projeto de lei de iniciativa popular que visa revogar o aumento de cadeiras era 22 mil.
Com isso, esse será o primeiro projeto de iniciativa popular a tramitar na Câmara. Na próxima quarta-feira, o projeto será entregue.
Participam do movimento Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ribeirão Preto.
Na última semana, quando o total de assinaturas chegou a 22 mil, o empresário André Rodini, do grupo Por Uma Ribeirão Melhor, afirmou que a coleta continuaria até chegar a 30 mil, para o caso de a listagem conter nomes duplos ou assinaturas que não batam com o título de eleitor.
O presidente da Câmara de Ribeirão, Cícero Gomes da Silva (PMDB), disse que, após ser protocolado pelas entidades, o projeto de lei de iniciativa popular não tem prazo para ser votado pelos parlamentares.
Depois de ser protocolado, o projeto deve passar pela aprovação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara para, somente então, ser colocado em votação pelos vereadores.