20/10/2010 12:00 am

ENCONTRO PROMOVIDO PELA UFMA DISCUTE QUESTÕES AGRÁRIAS E EDUCAÇÃO NO CAMPO

 

ENCONTRO PROMOVIDO PELA UFMA DISCUTE QUESTÕES AGRÁRIAS E EDUCAÇÃO NO CAMPO

Evento realizado pelo NEPHECC acontece em novembro

Entre os dias 16 e 19 de novembro o campus do Bacanga vai sediar o I Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política, História e Cultura do Campo (NEPHECC), departamento da UFMA voltado para a educação em áreas rurais.

O tema do Encontro, “Movimentos sociais, questão agrária e educação do campo na contemporaneidade”, traz para os holofotes acadêmicos a importância da pesquisa para a evolução do ensino na zonal rural. Segundo Cacilda Cavalcante, coordenadora do evento, a mobilização social e governamental ocorrida nos últimos dez anos intensificou o desenvolvimento de políticas que promovessem a melhoria da educação rural, mas ainda há uma longa estrada a ser percorrida. “O Encontro procura justamente possibilitar a troca de ideias entre os pesquisadores da área, a fim de potencializar essas pesquisas na UFMA e em todo o Maranhão”, afirma Cacilda. Além dela, também coordena o Encontro a profa. Adelaide Coutinho. Ambas atuantes no NEPHECC da UFMA.

Atualmente, o NEPHECC é o responsável, no Maranhão, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, que leva educação do 1º ao 4º ano para o interior do estado. Além disso, a Licenciatura do Campo da Universidade (PROCAMPO) forma docentes para os níveis fundamental II (a partir do 5º ano) e ensino médio. “Para evitar o êxodo rural, procuramos fazer com que as crianças e os jovens percebam o campo como um espaço tão digno de se viver quanto a cidade”, ressalta a profa. Cacilda.

O I Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão terá exibição de vídeos, palestras e mesas-redondas, dentre outras atividades. A programação completa pode ser vista no endereço www.nephecc.ufma.br. Outras dúvidas podem ser encaminhadas para nephecc@hotmail.com.

Lugar: Campus do Bacanga/SLZ
Fonte: Madson Fernandes/ASCOM/UFMA

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9417

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br