10/08/2010 12:00 am

ENCONTRO NO RJ VAI DEBATER POTENCIAL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ENCONTRO NO RJ VAI DEBATER POTENCIAL DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Com o tema EAD como estratégia para a implementação de políticas públicas, a ENSP/Fiocruz, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, realizará o III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo. Voltado para gestores representantes das Escolas de Governo e das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, o evento, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de outubro, no Rio de Janeiro, irá discutir o potencial da EAD. As inscrições para o envio de trabalhos estão abertas até o dia 13 de setembro. 

O encontro será divido em mesas-redondas, oficinas, sessões de pôsteres comentados, discussão em rodas e sessão cultural. Seu principal foco é colocar, no centro da discussão, o potencial da educação a distância neste processo e contribuir para criar instrumentos para que todas as Escolas de Governo que integram a Rede possam desenvolver e operar um sistema de formação baseado na educação a distância. Dentre os temas já definidos para o encontro estão: a elaboração e produção de vídeos, com o Vídeo Saúde; as tecnologias aplicadas à Educação a Distância, com a EAD/ENSP; e a elaboração de projetos de educação a distância, também com a EAD/ENSP. 

A comissão organizadora do evento tem como presidentes o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, e a presidente da Enap, Helena Kerr do Amaral. O coordenador geral da comissão é Victor Grabois, pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento da ENSP. 

As inscrições para o evento são gratuitas, mas, por se tratar de um encontro direcionado a gestores, o aceite da inscrição estará condicionado à avaliação da comissão organizadora. Os interessados devem preencher o formulário e criar login e senha para acessar a página do evento, enviar trabalhos, acompanhar e imprimir comprovante de inscrição. Os resumos, que serão recebidos até 13 de setembro, deverão ser enviados exclusivamente por meio do formulário eletrônico. 

Confira, aqui, todos os detalhes para submissão de trabalhos 

Os resumos devem abordar o temário de experiências, com apresentação de resultados relevantes em educação a distância para a formação em políticas públicas nas seguintes áreas: saúde; educação; inclusão social; gestão; mecanismos de participação e controle social; defesa do patrimônio público, da fiscalização da utilização de recursos públicos e ao incremento da transparência da gestão; e poder judiciário e no poder legislativo em escala nacional, estadual e municipal. 

Saúde: apoio às políticas de qualificação da gestão do SUS, da construção e gestão das redes e da organização e gestão de políticas voltadas a segmentos específicos – saúde materno-infantil; prevenção da violência contra a criança; saúde do trabalhador, entre outras áreas. 

Educação: apoio às políticas de qualificação do magistério, da gestão educacional, ao desenvolvimento e gestão de políticas de educação inclusiva, entre outras áreas. 

Inclusão Social: apoio às políticas de qualificação da gestão de programas sociais, ao desenvolvimento e gestão de iniciativas vinculadas à geração de emprego e renda. 

Gestão: apoio às políticas de qualificação na gestão pública, ao desenvolvimento de políticas voltadas à gestão por competências nos órgãos da Administração Pública. 

Mecanismos de Participação e Controle Social: apoio às políticas de qualificação do controle social das políticas públicas e de fortalecimento dos mecanismos de participação da população e dos usuários dos serviços públicos. 
Defesa do patrimônio público, da fiscalização da utilização de recursos públicos e ao incremento da transparência da gestão: apoio às políticas de qualificação da defesa do patrimônio público, e do fortalecimento dos mecanismos de fiscalização e do incremento da transparência da gestão. 

Poder Judiciário e no Poder Legislativo em escala nacional, estadual e municipal: apoio às políticas de qualificação da gestão e do incremento da transparência na gestão.

FONTE: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/index.php?origem=2&matid=22589

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br