5/11/2010 12:00 am

ENCONTRO DAS ÁGUAS DO NEGRO E SOLIMÕES É TOMBADO PELO IPHAN

ENCONTRO DAS ÁGUAS DO NEGRO E SOLIMÕES É TOMBADO PELO IPHAN

MANAUS – O Encontro das Águas dos rios Negros e Solimões, fenômeno que forma o rio Amazonas, nas proximidades de Manaus foi tombado pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na tarde de hoje (4), no Rio. 

Segundo a decisão, ficam protegidos os dez quilômetros contínuos do encontro das águas escuras do rio Negro e das barrentas do Solimões, além de trinta quilômetros quadrados em seu entorno.

A empresa Lajes Logística construía nas proximidades do “Encontro das Águas” o “Porto das Lajes”. A obra está parada por falta de licenciamento ambiental do órgão estadual, desde junho do ano passado. Com a decisão do Iphan qualquer construção na área tombada deverá ser autorizada pelo Instituto. Também será necessário autorização por parte dos órgãos ambientais.

A área delimitada pelo tombamento abrange a Ilha de Xiborena, a comunidade Terra Nova, além dos bairros Mauazinho e Colônia Antonio Aleixo, o Lago do Aleixo e florestas localizadas nas proximidades.


 

FONTE: http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=114406

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br