5/10/2009 12:00 am

Encerramento do I Seminário de Atenção Básica em Saúde tem premiação dos melhores trabalhos

Evento aconteceu entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro no Campus do Bacanga

O I Seminário de Atenção Básica em Saúde (Semabs) encerrou com premiação dos melhores trabalhos: quatro na modalidade de Comunicação Oral e três na modalidade Pôster – Comunicação Oral. O evento aconteceu no Campus do Bacanga e teve como tema “Atenção Básica: estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde no Maranhão”.

O objetivo do evento foi debater a inserção básica do Maranhão como eixo estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS), além de discutir a formação e o processo de trabalho na Atenção Básica no âmbito do SUS no Maranhão.

As premiações foram entregues a:

1º lugar: Atenção básica e atenção primária da saúde – antônimos ou sinônimos (Regimarina Reis);
2º lugar: Avaliação da saúde bucal no município de Presidente Juscelino (Vanessa Reis);
3º lugar: A utilização de plantas medicinais com diabéticos de Anapurus (Aline Silva Costa) e
4º lugar: Espacialização em Saúde – um estudo da infecção por Leishmania chagasi no município de Raposa (Caio Graco Bruzaca).

Pôsteres:

1º lugar: Saúde do Trabalhador – enfoque na atenção básica (Larissa Ciqueira Lima);
2º lugar: Atendimento de Enfermagem Ambulatorial – característica da consulta à criança (Sergiane Maciel) e
3º lugar: Construindo uma proposta de concisão para equipes de saúde da família (Lígia Saldanha).

Para a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário e coordenadora do Seminário, Liberata Campos Coimbra, a avaliação foi positiva. “A avaliação que fazemos deste primeiro seminário é extremamente positiva. Tivemos discussões belíssimas, de alto nível, e trabalhos também de alto nível. Plantamos aqui, certamente, uma semente para o amanhã”, afirmou.

Nos quatro dias do Seminário foram desenvolvidas atividades científicas como mini-cursos, conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos; exposição de experiências estaduais e municipais relacionadas com a Atenção Básica; feira de livros e revistas científicas e eventos culturais e sociais.
A coordenadora agradeceu à Universidade e parabenizou a todos os envolvidos na organização deste primeiro seminário. “Foi um momento grandioso para todos nós. Iremos nos preparar, agora, para a elaboração do segundo seminário”, concluiu Liberata.

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem – seção Maranhão, com apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Hospital Universitário da UFMA, Núcleo de Epidemiologia do HUUFMA, Faculdade de Enfermagem da UFMA, Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMA; Ministério da Saúde – Departamento de Atenção Básica; Governo do Estado do Maranhão; Secretaria Estadual de Saúde (SES); Secretarias Municipais de Saúde – SEMUS; Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – FAMEM; Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA e curso de Enfermagem da UFMA.

Lugar: UFMA ASCOM
Fonte: Rosélia Falcão