28/10/2010 12:00 am

EMPRESAS PODEM CONCORRER A 210 MIL HECTARES DE FLORESTA NO PARÁ

EMPRESAS PODEM CONCORRER A 210 MIL HECTARES DE FLORESTA NO PARÁ

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou, na quarta-feira (27), o edital de concessão de mais 210 mil hectares de florestas públicas. Na licitação, serão oferecidos cinco lotes na Floresta Nacional (Flona) do Anama, no Pará.

A Flona fica na região da BR-163, no chamado Arco do Desmatamento da Amazônia Legal, uma das áreas mais atingidas por derrubadas ilegais nos últimos anos.

Com a concessão, o Estado brasileiro espera arrecadar pelo menos R$ 6,7 milhões por ano. O valor poderá aumentar durante o leilão. De acordo com a Lei de Gestão de Florestas Públicas, os recursos serão divididos entre os governos federal, estadual e municipal.

O edital permite a participação de empresas brasileiras, com sede no País, e prevê incentivos para pequenas empresas, associações e cooperativas. Os contratos terão validade de 40 anos.

Além da Flona de Anama, o Estado brasileiro pretende licitar mais concessões na região da BR-163 e em outras áreas ainda este ano. A meta, segundo o SFB, é chegar a 1 milhão de hectares de concessão florestal.

Até agora, a única concessão em funcionamento no País é a da Flona do Jamari, em Rondônia, onde a exploração de 96 mil hectares começou este mês.

Nas áreas manejadas, a exploração de madeira é feita em um sistema de rodízio. A cada ano, as empresas podem explorar uma pequena parte da área concedida, dando tempo para que a vegetação se regenere.

 

Fonte:
Agência Brasil

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/10/28/empresas-podem-concorrer-a-210-mil-hectares-de-floresta-no-para

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br