27/10/2011 12:00 am

Embaixador de Cuba exige que EUA cumpram decisão da ONU

O embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora, apelou (26) para que o governo dos Estados Unidos cumpra a decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o fim imediato do embargo norte-americano – econômico, financeiro e comercial – aos cubanos.


Em entrevista à Agência Brasil, Zamora lembrou que a resolução aprovada nesta quarta (25) contou com o apoio de 186 países, inclusive do Brasil.

“Agora queremos que os Estados Unidos cumpram a decisão da ONU. Eles [os norte-americanos], que tanto pedem e exigem o cumprimento de decisões por parte de vários países, agora têm de cumprir a resolução”, disse o embaixador.

Pelo 20º ano consecutivo, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução determinando o fim do bloqueio. Nas decisões anteriores, a orientação era mesma: para que os Estados Unidos suspendessem de forma definitiva o bloqueio econômico, financeiro e comercial. O país, contudo, não cumpriu a resolução.

“Os Estados Unidos resistem em seguir a opinião praticamente unânime da comunidade internacional. O que nós, cubanos, queremos e esperamos é que a resolução da ONU seja cumprida por eles [os norte-americanos]”, reforçou o embaixador cubano.

Na votação de ontem, os Estados Unidos e Israel foram contrários à resolução e as delegações da Micronésia, das Ilhas Marshall e de Palau se abstiveram. Não participaram da votação os representantes da Suécia e da Líbia.

Na sessão da ONU, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, reclamou dos numerosos prejuízos e danos causados ao país em decorrência do embargo. Em quase 50 anos de bloqueio, o governo cubano estima um prejuízo total de US$ 975 bilhões no total.

O representante dos Estados Unidos na ONU, Ronald Godard, disse que a relação econômica entre os governos dos Estados Unidos e de Cuba “é um assunto bilateral e não é adequada uma preocupação da ONU” sobre o tema. As informações são das Nações Unidas.

Fonte: Agência Brasil

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=167236&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br