6/04/2011 12:00 am

EMAP BUSCA NOVOS NEGÓCIOS EM FEIRA INTERNACIONAL

O Porto do Itaqui, conhecido por sua vocação graneleira, chega à principal feira de logística da América Latina, a Intermodal South America, com uma nova carteira de negócios. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que gerencia o porto maranhense, apresenta aos principais players do setor em São Paulo as potencialidades do porto, a exemplo das novas cargas que começaram a ser operadas este ano, como contêiner, malte e clinquer.

Recentemente criada, a linha regular de contêiner do Porto do Itaqui transportará cargas para o mercado europeu. “O empreendimento, realizado em conjunto com a CMA CGM, inaugura excelentes oportunidades para a indústria local, já que produtos regionais poderão chegar aos principais mercados mundiais a um menor custo e de forma contínua”, explicou Gustavo Lago, à frente do Departamento de Operações da Emap. A próxima operação de contêiner deverá ocorrer este mês.

Além do contêiner, o Itaqui iniciou em 2011 o desembarque de malte e clinquer, este último um subproduto usado na fabricação de cimento. A matéria prima é importante para a aciaria que está sendo construída no Sul do Maranhão. Outros empreendimentos no estado – como das empresas Suzano Papel e Celulose, Votorantin e OGX, esta com a exploração de gás no município de Capinzal do Norte, interior do estado – trazem novas oportunidades de negócios no desembarque de carga geral. Isso porque o porto é essencial para a importação de equipamentos industriais.

Feira

A feira acontece até quinta-feira (7), com a presença de operadores portuários do Itaqui que estarão juntos no estande, workshops e conferências realizadas durante o evento. Estão presentes na Intermodal deste ano, em parceria com a EMAP, as operadoras portuárias NSSX, Granel Química, COPI, Juliana Transportes, Pedreiras e Brazil Marítima.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=15470

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br