20/12/2010 12:00 am

EM JANEIRO O MARANHÃO PODERÁ CONTAR COM A RIC

EM JANEIRO O MARANHÃO PODERÁ CONTAR COM A RIC

O Maranhão será um dos cinco estado do Brasil que serão testados o novo documento de identificação – RIC – Registro Único de Identificação Civil.

A partir de Janeiro,O Maranhão poderá utilizar um novo método de identificação. Um documento que reuirá vários outro, como: identidade, carteira de motorista e título de eleitor e todos aqueles documentos que enchem a carteira do brasileiro poderão ter fim, pois entra em vigor o RIC (Registro Único de Identidade Civil).

O RIC é um cartão magnético, gerado pelo Governo Federal, que armazena em um microchip os dados pessoais, foto 3×4, impressões digitais e a assinatura. A novidade é a soma de todos os documentos do cidadão, como CPF, RG, título de eleitor e habilitação em um só documento, facilitando assim a vida de quem carrega esses diferentes títulos. O cartão é feito de policarbonato, material altamente resistente e de longa duração.

O principal objetivo do novo documento é evitar a fraude e a falsificação. Atualmente, cada órgão que cuida do assunto nos estados produz um número diferente de carteira de identidade. Isso acaba possibilitando uma pessoa a emitir o mesmo documento em diversos estados. Agora as impressões digitais serão encaminhadas para o INI (Instituto Nacional de Identificação), que fará um único banco de dados.

No Maranhão

O Maranhão, junto com outros quatro estados e o Distrito Federal, será um dos primeiros a testar a nova documentação por ser um dos primeiros órgãos a implementar o sistema digital de identificação no Brasil. O novo documento vem para garantir a indivudualidade das pessoas e a expectativa é de que todos os brasileiros, em até nove anos, tenham o novo documento.

 

FONTE: http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=67743

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br