12/11/2010 12:00 am

EM CONVERSA COM LULA, SARKOZY DIZ QUE FRANÇA TEM EXPECTATIVA DE VENDER CAÇAS AO BRASIL

EM CONVERSA COM LULA, SARKOZY DIZ QUE FRANÇA TEM EXPECTATIVA DE VENDER CAÇAS AO BRASIL

Renata Giraldi
Enviada Especial

Seul – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o da França, Nicolas Sarkozy, reuniram-se hoje (12) por cerca de meia hora, em Seul, na Coreia do Sul. Lula e Sarkozy conversaram sobre a compra de 36 caças durante um intervalo das reuniões da Cúpula do G20 (que engloba as maiores economias do mundo). Em entrevista coletiva, Sarkozy disse estar confiante de que a empresa francesa vencerá a disputa para a venda dos aviões.

“A expectativa é vencer [a disputa pela venda das aeronaves]. Mas a decisão está nas mãos das autoridades brasileiras. Estou confiante”, afirmou o presidente francês.

No último dia 3, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a fabricante francesa Dassault comprometeu-se a transferir tecnologia para o Brasil. A ideia é comprar os 36 caças e há informações de que os franceses Rafalle devem ser os escolhidos.

O valor da compra das aeronaves é de cerca de US$ 4 bilhões. A concorrência para a venda dos caças envolve os Raffalle, da francesa Dassault, Gripen NG, da empresa sueca Saab, e o F-18 fabricado pela norte-americana Boeing.

Independentemente da compra dos caças, os governos do Brasil e da França assinaram um acordo de defesa estratégica incluindo a compra de helicópteros e submarinos convencionais e de energia nuclear.

 

Edição: Lílian Beraldo

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=1100987

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br