22/10/2010 12:00 am

ELEIÇÕES 2010: GREENPEACE BRASIL APRESENTA PROPOSTAS PARA UM PAÍS DO SÉCULO XXI

ELEIÇÕES 2010: GREENPEACE BRASIL APRESENTA PROPOSTAS PARA UM PAÍS DO SÉCULO XXI

Para ajudar Dilma e Serra, o Greenpeace preparou uma lista de pontos que qualquer candidato deveria adotar para garantir um futuro diferente para o Brasil.

Os candidatos à Presidência da Republica, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), ainda não apresentaram à população brasileira seus compromissos com o desenvolvimento sustentável e limpo do Brasil.

Até se dignaram a tocar um pouco mais no assunto neste 2ª turno das eleições. Serra e Dilma, por exemplo, rejeitaram a anistia a desmatadores que faz parte da proposta de revisão do Código Florestal que tramita na Câmara dos Deputados. Mas com relação ao compromisso com o desmatamento zero e a ampliação da presença de fontes solar e eólica na matriz energética do país, nenhum dos dois foi muito além de frases de efeito.

Em resumo, os brasileiros continuam sem saber o que Dilma e Serra planejam em relação a temas cruciais, como a proteção de nossas matas, o futuro da nossa matriz energética, a conservação dos nossos mares e o combate às mudanças climáticas.

Para ajudar os candidatos nesta tarefa, o Greenpeace apresenta aqui uma série de propostas para a construção de um Brasil plugado no século XXI: arrojado, inovador e verde.

Florestas: Desmatamento zero em 2015

– adoção de um sistema de metas anuais para a redução do desmatamento

– investimentos da ordem de R$ 1 bilhão por ano para se compensar financeiramente aqueles que promoverem efetiva redução do desmatamento na Amazônia e também para se pagar serviços ambientais prestados pela floresta.

– implementação da meta de criação das unidades de conservação na Amazônia

– cadastramento obrigatório das propriedades rurais na Amazônia

– aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001, que prevê o confisco de.terras onde ocorra trabalho escravo, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Energia: Brasil campeão das energias renováveis

– aprovação e implementação da lei de energias renováveis

– abandono dos planos de ampliação da energia nuclear no Brasil

– Redução da energia fóssil (carvão e petróleo) na matriz energética como o aumento da proporção de energias renováveis ( hidrelétrica, eólica, solar e biocombustíveis)

Clima: Brasil livre de emissões de gases de efeito estufa

– Cumprir, até 2020, a meta de redução de até 39% das emissões de gases de efeito esfufa, assumida pelo Brasil na COP 15 em 2009

Oceanos: Proteção dos oceanos já

– criação de unidades de conservação marinhas

– estabelecer na área da Zona Econômica Exclusiva Brasileira áreas aptas e não-aptas à exploração de gás e óleo

Transgênicos: Rotulagem

– garantia de continuidade da rotulagem de produtos geneticamente modificados, para que o brasileiro exerça o direito de saber o que está comendo.

Fonte: Greenpeace Brasil

EcoDebate, 22/10/2010

FONTE: http://www.ecodebate.com.br/2010/10/22/eleicoes-2010-greenpeace-brasil-apresenta-propostas-para-um-pais-do-seculo-xxi/

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br