3/01/2012 12:00 am

Egito começa última etapa das eleições parlamentares

Egito começa última etapa das eleições parlamentares

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os egípcios voltaram às urnas nesta terça-feira em um terço do país para a última etapa da eleição dos deputados. As eleições, iniciadas em 28 de novembro, são as primeiras desde a queda do ditador Hosni Mubarak, em fevereiro do ano passado.

Os resultados das duas primeiras etapas registraram vitórias amplas das organizações islamitas –Irmandade Muçulmana e fundamentalistas salafistas–, que receberam quase 65% dos votos.

A terceira e última fase da eleição para a Assembleia do Povo (Câmara dos Deputados) envolve fundamentalmente o Sinai, uma região instável na fronteira com Israel e a faixa de Gaza.

A fase final do pleito acontece em dois dias nas províncias Qaliubiya, Gharbiya, Daqahliya, New Valley, Minya, Qena, Matruh e em Sinai do Norte e do Sul.

A preparação para essa rodada de pesquisas tem sido ofuscada pela morte de dezenas pessoas no mês passado em confrontos entre o exército e manifestantes que exigiam a renúncia imediata da junta militar governante. Os militares insistem que o processo eleitoral não vai ser prejudicado pela violência.

Grupos islâmicos vieram tarde para o levante, mas, até agora, ganhou o maior número de cadeiras nas rodadas anteriores das primeiras eleições livres e justas em seis décadas.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1029173-egito-comeca-ultima-etapa-das-eleicoes-parlamentares.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br