14/12/2011 12:00 am

Egito: 2ª fase das eleições legislativas começa nesta quarta

Egito: 2ª fase das eleições legislativas começa nesta quarta

 

Mais de 18 milhões de egípcios estão convocados às urnas para a segunda etapa das eleições legislativas, que serão realizadas a partir desta quarta-feira (15) em nove províncias do país.

Os colégios eleitorais abriram suas portas às 8h locais (4h de Brasília) para receber os eleitores de províncias como Suez (nordeste do Egito), Aswan (sul) e Gizé (na parte ocidental do Cairo), que representam boa parte do eleitorado de classe média.

 

Nesta etapa serão preenchidas 180 cadeiras na Assembleia do Povo (Câmara Baixa), das quais dois terços sairão de listas fechadas de partidos políticos e outro terço resultará de listas abertas com candidatos individuais.

 

Hoje e amanhã acontecerá o primeiro turno, enquanto nos dias 21 e 22 de dezembro será a vez do segundo turno, apenas no caso das listas de candidatos individuais.

 

O Partido Liberdade e Justiça (PLJ), braço político da Irmandade Muçulmana, pretende melhorar os resultados obtidos na primeira etapa, quando alcançou 37% dos votos.

 

Apesar de a vitória dessa formação islamita ser tida como certa, a grande incógnita será comprovar se os salafitas do partido Al Nour confirmarão a segunda posição que alcançaram na primeira etapa.

 

Nos últimos dias, os observadores enfatizaram a necessidade de melhorar a organização das eleições, que até agora recebeu duras críticas e levou à suspensão dos resultados em pelo menos quatro distritos do país, um deles de quase dois milhões de pessoas no Cairo.

 

A Comissão Suprema Eleitoral assegurou que fará todos os esforços para evitar que os partidos façam propaganda durante os dias de votação no exterior dos colégios eleitorais e para que a Lei Eleitoral seja respeitada.

 

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=170987&id_secao=9

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br