16/12/2010 12:00 am

EDITAL PARA AS OBRAS DA UNILA É LANÇADO DURANTE A CÚPULA SOCIAL

EDITAL PARA AS OBRAS DA UNILA É LANÇADO DURANTE A CÚPULA SOCIAL

O edital de licitação para as obras da primeira etapa do prédio do campus da Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), projeto do arquiteto Oscar Niemeyer— que completa 103 anos de idade nesta quarta-feira (15)—, foi lançado nesta terça-feira (14), na noite de abertura da Cúpula Social do Mercosul, no Cineteatro dos Barrageiros, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O lançamento foi feito no final da conferência “Integração, Democracia e Desenvolvimento”, que reuniu quatro dos principais pensadores da esquerda latino-americana: Marilena Chauí, da Universidade de São Paulo (USP); Aldo Ferrer, da Universidade de Buenos Aires; Gerardo Caetano, da Universidade da República do Uruguai; e Emir Sader, da Universidade Federal Fluminense. A mesa foi coordenada pelo reitor da Unila, Hélgio Trindade.     

Os quatro conferencistas assinaram, ao lado do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, e do prefeito de Foz, Paulo Mac Donald Ghisi, uma declaração de reconhecimento da relevância da obra para a integração Latino-Americana. 

“Nada melhor para encerrar essa mesa que aproveitar a presença dos parceiros latino-americanos para concretizar a assinatura do edital para a obra do extraordinário arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer”, afirmou Hélgio Trindade.


Previsão das obras    

De acordo com Paulino Motter, a primeira etapa das obras prevê investimentos de R$ 284 milhões para construção do prédio central, de 23 andares, das salas de aula e do restaurante, em área de 45 hectares doada pela Itaipu. Já a biblioteca terá uma licitação específica, com valor de R$ 40 milhões e recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem). Apenas o teatro e o prédio de laboratórios não serão contemplados nesta primeira fase.     

O pró-reitor disse que espera concluir o processo licitatório até o final de maio de 2011, com início das obras para junho. O tempo de obra previsto é de dois anos. “Quando o campus estiver concluído, em 2014, terá capacidade para atender até 10 mil alunos”, ressaltou.


Fonte: 
Itaipu Binacional

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/15/edital-para-as-obras-da-unila-e-lancado-durante-a-cupula-social

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br