12/11/2010 12:00 am

DIVULGADO RESULTADO DO PRÊMIO FAPEMA 2010

DIVULGADO RESULTADO DO PRÊMIO FAPEMA 2010

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra, divulgou, na tarde desta quinta-feira (11), o resultado final do Prêmio Fapema 2010.  A cerimônia de entrega do Prêmio será no dia 26 de novembro, no Teatro Artur Azevedo. 

A avaliação dos trabalhos foi feita por um Comitê Gestor formado por professores doutores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Amazônia, Universidade Rural de Pernambuco, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

“Este ano, mesmo com as restrições do período eleitoral, que impediu uma maior divulgação do prêmio, tivemos o mesmo número de inscritos do ano passado e um nível excelente dos trabalhos. Agradecemos a todos os que concorreram ao prêmio, que tem como propósito principal reconhecer o mérito dos pesquisadores; estimular e despertar o interesse pela pesquisa no público jovem e divulgar a ciência e a tecnologia no Maranhão”, disse Rosane Guerra.

Os consultores que participaram da avaliação elogiaram o nível dos trabalhos que, segundo eles, abordam temas que são do interesse não só do Maranhão, mas do país, revelando o amadurecimento da comunidade científica local.

“A iniciativa da Fapema é louvável porque estimula os pesquisadores e aponta para a consolidação da pesquisa científica do Estado, que é extremamente importante”, observou a professora Patrícia Sampaio, da Universidade Federal da Amazônia. 

 

O professor Claudio Marinho, da USP, chamou a atenção para o nível dos trabalhos de Iniciação Científica, que segundo ele, superou as expectativas. “Esses trabalhos que foram submetidos ao prêmio são muito bons. A Fapema esta de parabéns pela iniciativa do prêmio, que cada vez estimula mais jovens a entrarem na ciência e a concorrer a prêmios como esse”, destacou.  

Preservação Ambiental

Em sua sexta edição, o Prêmio deste ano aborda o tema “Preservação Ambiental e Planejamento Urbano das Cidades”. Além da premiação em dinheiro, que varia de R$ 1.800,00 a R$ 6.200,00, os ganhadores receberão ainda troféus e certificados.


Concorreram ao prêmio alunos de ensino médio, fundamental ou técnico, de graduação, mestres, doutores, pesquisadores, profissionais da comunicação social, inventores e pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens imateriais e saberes populares.

O Prêmio foi dividido nas categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Humano.

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=12716

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br